Diversos

Ministério da Saúde ativa sala de situação, para conter surto de sarampo

Nessa segunda-feira (8) o Ministério da Saúde ativou a sala de situação para monitoramento e controle da situação epidemiológica do sarampo no Brasil. Os estados do Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo registraram surto da doença. Desde 2019, o Brasil encontra-se em situação de alerta pela queda na cobertura vacinal.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações é a responsável pela ação, que conta com membros da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Coordenação Geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde. Em julho, o Ministério da Saúde anunciou que foram 47,08% de imunizantes para crianças em 2022, a meta da cobertura vacinal era 95% de imunizações.

O evento tem parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA) e contará com o apoio e parceria da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as administrações estaduais e municipais.

Iniciou, também nessa segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação, uma mobilização nacional que vai até 9 de setembro, serão, ao menos, 40 mil postos de vacinação que tem como meta aplicar as doses das 18 vacinas, compostas no Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

Se gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar nossas redes sociais e já compartilha com um colega revalidando. Juntos revalidando seu sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *