A UNIFESP acaba de divulgar o edital da prova de revalidação do ano de 2022. No dia 06 de outubro, a universidade tornou público o processo de Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Medicina expedido por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, a ocorrer na cidade de São Paulo, em três fases.
A primeira fase trata-se da avaliação de conhecimentos de ciências básicas, a segunda fase da avaliação de conhecimentos médicos gerais e a terceira fase da avaliação de habilidades médicas.
A prova objetiva da fase I ocorrerá no dia 25/11/2022, às 9h, na cidade de São Paulo/SP, com tempo total de 4 (quatro) horas. Ela será composta por 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma resposta correta. Para aprovação, o candidato deve obter, no mínimo, nota 7. Essa etapa irá abranger assuntos relativos ao ciclo básico de medicina, sendo eles:
- Bases morfológicas da Medicina;
- Biologia Molecular;
- Bioquímica;
- Fisiologia;
- Biofísica;
- Anatomia;
- Farmacologia;
- Genética;
- Microbiologia;
- Imunologia;
- Parasitologia.
A segunda etapa da prova será destinada aos selecionados da etapa I e abordará conhecimentos Médicos Gerais, sendo que está prevista para o dia 03/02/2023, às 9h. Também será composta por 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma resposta correta, e o candidato também deve obter, no mínimo, nota 7 para aprovação. Os assuntos abordados serão:
- Clínica Médica;
- Cirurgia;
- Ginecologia – Obstetrícia;
- Pediatria;
- Saúde Coletiva;
- Saúde Mental.
Já a fase três é a conhecida etapa prática, que avalia conhecimentos de habilidades médicas práticas do candidato. Essa etapa também ocorre no mesmo local das demais, às 09h do dia 04/03/2023. A prova prática é organizada em cinco estações, com tempo de duração máximo por estação de 5 (cinco) minutos. A média a ser alcançada para aprovação também é 7. As seguintes áreas da medicina serão abordadas nas estações:
- Clínica Médica;
- Cirurgia;
- Ginecologia – Obstetrícia;
- Pediatria;
- Saúde Coletiva;
- Saúde Mental.
Os processos de revalidação de diploma serão analisados de acordo com o edital nº 151/2022 da Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de São Paulo, dos candidatos que solicitarem a revalidação de diploma de medicina pela Plataforma Carolina Bori. O candidato estará apto a realizar as provas se houver o deferimento de seu processo pela Comissão de Revalidação de Diplomas.
O Revalidando estará com você em mais esse processo seletivo. Para acessar o edital completo, clique aqui.
Juntos, revalidando seu sonho!