A atualização no cartaz do manejo de pacientes com diarreia vem para acabar com as divergências entre a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Infectologia e o Ministério da Saúde.
Dentre as mudanças, podemos destacar:
- A inclusão da Perda de Peso na tabela da Avaliação Do Estado de Hidratação do Paciente. Paciente sem desidratação (que segue plano A) não tem perda de peso, paciente com desidratação (que segue plano B) tem perda de até 10% do peso e paciente com desidratação grave tem perda acima de 10% do peso.
- No Plano A, a indicação de Zinco fica limitada para pacientes de 6 meses a 5 anos.
- No Plano B, há a indicação da utilização de Ondasentrona em pacientes com vômitos persistentes (exceto em gestantes). Doses: 2 mg (6 meses a 2 anos), 4 mg (2 a 10 anos) e 8 mg ( >10 anos).
- Plano C: em menores de 1 ano Soro Fisiológico 0,9% ou Ringer Lactato 30 ml/Kg em 1 hora + 70 ml/Kg em 5 horas. Maiores de um ano Soro Fisiológico 0,9% ou Ringer Lactato 30 ml/Kg em 30 minutos + 70 ml/Kg em 2 horas e 30 minutos.
- Antibioticoterapia: retirada da indicação de Ciprofloxacino para crianças de 3 meses até 30 Kg a 10 anos. Agora a indicação para essa faixa etária é Azitromicina ou Ceftriaxona.
Para download da tabela, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dda/publicacoes/manejo-do-paciente-com-diarreia-cartaz/view