Diversos, Revalidando

ARTIGO “MÉDICOS PELO BRASIL: PRIMEIROS RESULTADOS”

Fala, Revalidando! 

No post de hoje vamos tratar sobre um artigo científico de um tema que nos interessa muito, o Programa Médicos pelo Brasil. A publicação ainda é um pré-print e foi publicado na plataforma Scielo Preprints em 16 de janeiro de 2023. O artigo entitulado “Programa Médicos pelo Brasil: primeiros resultados” objetiva apresentar os resultados do programa no Brasil.

Os autores Santos, C. M. J. dos, Andrade, S. Z. D. de, Wollmann, L., Frade, F. V. C. de C., Andreato, N. da S. A., Silveira Junior, R. R. da, Andrade, P. P., & Silva, A. P. U.  são funcionários da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde, agência que executa o programa, criada para esse fim Decreto Federal nº 10.283/20209 e funciona efetivamente pelo Ministério da Saúde a partir de outubro de 2021. 

Desde abril de 2022, quando o programa teve início, foram aproximadamente 23 mil médicos interessados em ingressar no programa, resultando em 97,1% de ocupação das vagas e 95,4% de permanência após o ingresso, a partir de dois processos seletivos.  

 

O PMpB contrata médicos em dois cargos distintos: Médico de Família e Comunidade (MFC) e Tutor Médico – ambos registrados no CFM. Tutor Médico: é necessário que o médico tenha especialidade em Medicina da Família e Comunidade ou Clínica Médica. MFC: o médico deve realizar formação de dois anos e prova final para habilitação com especialista reconhecido pela Associação Médica Brasileira. 

56% das vagas são para as regiões Norte e Nordeste. As vagas estão distribuídas em 5.233 municípios. 

 

Os médicos são contratados por CLT e tem direito a plano de carreira na APS, além de receberem uma bolsa-formação para estudos. 

Os autores concluem que o programa contribui muito para o provimento e permanência de médicos pelo Brasil e possui potencial de ampliação, com resultados muito significativos.  

O que você acha desses resultados? Comente com a gente! Juntos, revalidando seu sonho.  

 

REFERÊNCIA DO ARTIGO: Santos, C. M. J. dos, Andrade, S. Z. D. de, Wollmann, L., Frade, F. V. C. de C., Andreato, N. da S. A., Silveira Junior, R. R. da, Andrade, P. P., & Silva, A. P. U. (2023). Doctors for Brazil Program: first results. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5364 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *