No dia 11 de abril de 2023, foi vetada, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com o objetivo estético, de ganho de massa muscular e melhoria do desempenho esportivo, tanto para atletas amadores quanto profissionais.
A Resolução CFM nº 2.333/23 destaca a falta de segurança associada ao uso dessas substâncias, devido aos diversos efeitos prejudiciais que podem surgir dessa prática, sendo alguns deles hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocárdio, hepatite medicamentosa, depressão, disfunção erétil, entre outros. Ademais, ressalta a ausência de estudos clínicos de qualidade que respaldem a utilização da terapia hormonal para essas finalidades.
Sendo assim, a prescrição dessas terapias passa a ser recomendada apenas quando houver comprovação científica dos benefícios da reposição hormonal em casos específicos, como para o tratamento de doenças como hipogonadismo, puberdade tardia, micropênis neonatal e caquexia, podendo ainda ser indicada na terapia hormonal cruzada em transgêneros e, a curto prazo, em mulheres com diagnóstico de Desejo Sexual Hipoativo.
Para maiores informações, acesse: https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-proibe-a-prescricao-medica-de-terapias-hormonais-com-fins-esteticos-de-ganho-de-massa-muscular-e-de-melhoria-de-desempenho-esportivo/