Se você está se preparando para o Revalida, então já se pegou, em algum momento, estudando cansado.
Assim, logo ao perceber o cansaço, você fechou os livros ou o computador e foi descansar, para ficar revigorado para mais uma rodada de estudos.
Mas e se estudar cansado, ao invés de atrapalhar, ajudar você a ter melhores resultados?
Estudar cansado para o Revalida?
Se você está se preparando para o Revalida, então já se pegou, em algum momento, estudando cansado.
Assim, logo ao perceber o cansaço, você fechou os livros ou o computador e foi descansar, para ficar revigorado para mais uma rodada de estudos.
Mas e se estudar cansado, ao invés de atrapalhar, ajudar você a ter melhores resultados?
Isso é o que afirma quem defende o método conhecido como sleep learning, ou aprendizado do sono, que vai cada vez mais popularizando-se.
Segundo o site sleeplearning.com, onde o método é divulgado, estudar quando você está cansado realmente funciona para melhorar o aprendizado.
Pensando em falar mais sobre esse método inovador que promete permitir a quem prepara-se para o Revalida aprender mais, resolvemos trazer aqui esse artigo.
Quer saber tudo a respeito do assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Método sleep learning: O que é?
Você já ouviu falar sobre o método sleep learning?
Quem está preparando-se para algum tipo de exame, como é o caso do Revalida, costuma ouvir sobre os mais diversos métodos para melhorar o aprendizado.
A maior parte dele, vamos ser sincero, não passa de pura balela que é criada por pessoas má intencionadas querendo ganhar dinheiro de quem está buscando um objetivo.
Entretanto, existem também aqueles que são extremamente eficazes para auxiliar a se aprender mais e aproveitar ao máximo o conhecimento que é assimilado nos estudos.
O método sleep learning ou aprendizado do sono tem feito muito sucesso por, justamente, realmente funcionar para muitas pessoas, pelo menos de acordo com o site sleeplearning.com, que divulga o mesmo.
O site oficial do método de aprendizado destaca que:
“A aprendizagem do sono trata-se de uma maneira de aproveitar todo o poder do seu subconsciente enquanto você dorme. Por meio do método, é possível aprender novos idiomas, realizar estudos profissionais mais eficazes e conseguir aprovação em exames”.
Ainda segundo o site oficial, a técnica do aprendizado do sono é baseada em diversas pesquisas que foram realizadas ao redor do mundo, com resultados fantásticos.
O fato é que hoje essa técnica está em alta e costuma ser muito recomendada em dicas sobre como aprender mais e melhor.
Ao invés de você, então, e dormir quando está cansado, você deve estudar e posteriormente deitar para alcançar o sono, pois isso ajuda muito o seu cérebro na retenção das concentrações mais altas de novas habilidades.
Assim, estudar e ir dormir é extremamente positivo para aprender um novo idioma, uma matéria para um exame ou ainda um novo instrumento.
A explicação geral para essa eficácia de dormir após estudar seria porque esse é o momento em que o processo de consolidação de memória ocorre em seu período mais eficaz.
Esse seria o momento em que o seu cérebro, durante o sono chamado de ondas letas, estaria retendo mais informações.
Mas isso realmente é verdade? A seguir você verá como funciona o método do aprendizado do sono que pode ser usado por quem está se preparando para o Revalida.
Estudar cansado: Como esse método pode funcionar?
Esse método de aprendizado já vem sendo explorado há algum tempo por uma equipe de cientistas, que visam entender o funcionamento do cérebro cada vez mais.
Segundo os estudos e as pesquisas realizadas, ao ouvir um conteúdo educativo ou de aprendizagem enquanto dorme se mostrou ao muito eficaz para permitir um aumento do potencial de aprendizado, em pessoas de todas as idades.
E por que isso é passível de acontecer?
Através dessas pesquisas, observou-se que quando alguém está com sono ou cansado, o processo de consolidação da memória no cérebro está no seu mais alto nível.
Portanto, nesse período do seu dia você pode reler os conteúdos que já estudou, ou quem sabe mesmo ouvi-los, para que ao dormir possa ter uma maior facilidade para gravar as informações.
Por isso que você que está preparando-se para o Revalida pode e deve testar esse método do aprendizado do sono.
Pesquisas recentes demonstraram ligações entre o sono e o aprendizado
As pesquisas mais recentes a respeito desse método, segundo o site oficial, demonstraram a relação estreita entre o sono e o aprendizado.
Assim, o sistema de estudar cansado e, posteriormente, ir dormir ajuda com que seja possível obter muito mais informações sobre o que foi lido, ouvido ou assistido.
Portanto, a capacidade de absorção da sua memória é muito mais eficaz ao utilizar esse método do que dormir e acordar para ir estudar descansado.
Por meio desse método conhecido como o mais tradicional, sua memória não conseguiria gravar tudo o que foi aprendido durante o período de estudo, o que seria um grande problema.
Afinal, quando você passa horas estudando, quer absorver ao máximo as informações que aprendeu naquele momento.
Para o Revalida, em que você precisa aprender e não decorar, esse método ajuda na fixação das centenas de informações que será necessário compreender para o exame.
Enquanto algumas pessoas não acreditam nesse método, há outras que veem conclusivamente, segundo os estudos já realizados na área, que o cérebro permite um melhor aprendizado enquanto você está adormecido.
Vale a pena incluir esse tipo de método de aprendizado na sua rotina de estudos para o Revalida, alcançando assim melhores resultados e a aprovação esperada.
Conclusão
Como você viu, uma das dicas para quem quer ter mais oportunidades de ser aprovado no Revalida é estudar cansado, seguindo o método sleep learning ou aprendizado do sono.
Neste texto, mostramos a você o que é esse método e no que ele se baseia, indicando que para um melhor aprendizado a pessoa que está desejando aprender algo com eficácia deve estudar cansado e depois ir dormir.
Isso é o que contrário do que a maior parte faz, já que é normal que se durma e descanse antes de começar a estudar novamente.
Portanto, você pode utilizar essa técnica para preparar-se melhor e aumentar as chances de aprendizado para o exame que irá realizar!
Gostou do artigo de hoje sobre estudar cansado para o Revalida?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.