Nésio Fernandes, o Secretário de Atenção Primária do governo atual que também é médico revalidado, quer formar 100 mil especialistas em APS em dez anos. Em reportagem da Folha, o Secretário afirma que é preciso mudar o perfil de quem atua nesse segmento, com uma formação mais robusta e mais conhecimento técnico.
Para isso, dentro do Programa Mais Médicos serão oferecidas vagas de pós-graduação e mestrado profissional em Medicina de Família e Comunidade. Além disso, se o participante permanecer vinculado por 4 anos ao programa, terá direito de realizar a Prova de Títulos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, podendo obter o título sem a necessidade de passar pela residência.
Outro ponto importante serão as parcerias com universidades que já tem experiência com locais de difícil acesso, como a Universidade Federal do Amazonas. Serão realizadas parcerias para vagas de especialização, promovendo a capacitação e a permanência dos médicos no programa, pois a evasão se dá majoritariamente pela busca por especialização. Além disso, também serão subsidiados valores adicionais para aqueles que optarem por locais remotos.
A meta é de 28.000 médicos no programa até o final de 2023, entre brasileiros e estrangeiros.
Seguimos acompanhando as novidades do programa!
Juntos, revalidando seu sonho.
FONTE:
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2023/03/governo-quer-formar-100-mil-medicos-especialistas-em-atencao-primaria-em-dez-anos.shtml