Diversos

REVALIDA TEM A MENOR TAXA DE APROVAÇÃO EM 11 EDIÇÕES

O resultado do Revalida 2022 mostra que apenas 3,75% dos candidatos foram aprovados no ciclo, a menor taxa desde 2011, quando o exame teve início.  

Os dados podem ser conferidos no Painel Revalida: dos 7.008 candidatos presentes desde a primeira etapa, apenas 263 foram aprovados na primeira e segunda provas.  

Aproximadamente 96% de reprovação são consequência de um aumento indevido da nota de corte, provas inconsistentes e correção equivocada.  

Os candidatos a revalidação são em sua vasta maioria preparados para enfrentar uma prova muito difícil, mas contam ainda com as injustiças cometidas pelos organizadores.  

Em reportagem do G1, consta que os maiores problemas da prova foram: 

  • Erros de elaboração: no gabarito, constavam itens que não apareceram na ordem de tarefas no dia da prova; 
  • Erros de pontuação: o candidato cumpre a tarefa, mas não é pontuado; 
  • Falta de clareza: a prova não segue as orientações do Ministério da Saúde em relação a tratamentos e diagnósticos, por exemplo, e não deixa claro qual referência deve ser usada; 
  • Erros de correção: os candidatos verbalizam o que precisa ser dito, mas não ganham os pontos. Em alguns casos, houve problemas de áudio na gravação da prova; 
  • Mal preparação dos atores: segundo os revalidandos, os atores que participam dos atendimentos simulados têm acesso ao roteiro de falas horas antes da aplicação da prova, o que pode prejudicar os candidatos. 

A reportagem também relata a possibilidade de mudança do exame levantada pelo presidente do INEP em reunião com médicos revalidandos neste ano, mediado pelo Senador Alan Rick. Contudo, não existem prazos.

O senador afirma que “uma das mudanças propostas ao governo federal é que a segunda etapa do Revalida seja feita dentro de um posto de saúde. O médico revalidando atenderia um paciente real – não um ator – sob a supervisão de um médico-tutor, que avaliaria se o candidato está apto para atuar no SUS brasileiro”. 

O Senador Alan Rick também afirmou ao G1 que foi feito um levantamento das questões que consideraram equivocadas na prova prática, e a soma foi de mais de 27 pontos de erros e equívocos nas questões e no gabarito. 

Lutamos por um Revalida justo! 

Fonte:

https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/04/01/revalida-tem-a-menor-taxa-de-aprovacao-em-11-edicoes-medicos-formados-no-exterior-apontam-falhas-e-pedem-mudancas.ghtml 

https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-revalida 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *